A Energia Reiki


“Quem trabalha com as mãos, é um Artesão!”
“Quem trabalha com a mente, é um Psicólogo!”
“Quem trabalha com o coração, é um Médico!”
“Quem trabalha com a Intuição, é um Místico!”
“Mas aquele que trabalha com as mãos, com a mente, com o coração e com a intuição é um autêntico Reikiano.” Ir. Maria da Cruz


Apresentação:
Paz e bem,
Em primeiro momento, quero dizer que em toda a minha vida, um dos mais essenciais e especiais presentes que já pude receber, foi o Reiki… É diferente de todas as outras profissões e terapias, o próprio Reiki te dá todo o conhecimento necessário, aumenta sua percepção e melhora seu sistema imunológico, ou seja, aumenta à qualidade de vida, o Reiki te traz luz, discernimento e paz interior, o Reiki é completo. 
         É preciso lembrar que o Reiki é uma energia extremamente poderosa, por isso, deve ser usada com responsabilidade, o Reikiano não pode nunca pressionar alguém para que ela receba Reiki, o Reiki não funciona assim, a pessoa só recebe Reiki se disser com todas as letras, sem pressão, que quer receber a energia em uma aplicação.
         Existe sempre uma pergunta que é feita para quem tem um primeiro contato com o Reiki (quando o conhecem em palestras ou ouvem de algum conhecido),… “mas o que é Reiki?”… A resposta que pode ser dada é simplesmente, que o Reiki é a energia universal canalizada, se a pessoa persistir, convide-a para uma sessão.
         Se você já conhece a energia Reiki, saiba que você teve contato com energia divina, mas se você não a conhece, deve conhecer, o Reiki pode mudar a sua vida.
         Isso é para todos: Reiki errado é aquele não aplicado…
Mensagem de otimismo:
“Quando você achar que tudo esta perdido, não cruze os braços, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos.”
         A palavra “Shanti” é usada entre os reikianos como uma saudação, então…
Shanti!


Reiki-Nível I
Neste nível, o reikiano tem que se dar conta, de que independente do nível em que esteja ele já está com a energia em suas mãos, ou seja, ele já está de posse da energia, o símbolo já está codificado em seu DNA, a qualquer momento em que ele traçar o símbolo a energia irá fluir.
         Este é o nível em que você só pode aplicar a energia através do contato, o nível I é o nível que pode ser dito como o mais importante dos níveis, pois é nesse nível que você tem a oportunidade de levar a você mesmo e as outras pessoas a energia através do contato, com isso você demonstra que o contato é um importante meio para o bem estar, sendo em uma aplicação ou não, no contato demonstramos amor, carinho, proteção, ajuda e outras várias definições.
O símbolo recebido é o símbolo físico (Chô Ku Rei).
         No nível I assim como em todos os níveis deve-se passar por 21 dias de purificação, onde todas as recomendações serão dadas pelo mestre.
         É no nível I que você recebe o símbolo sagrado mais poderoso, é o símbolo que você pode, além de acalmar, relaxar e curar, também proteger a objetos, casas, carros e a você mesmo, além da proteção também se pode purificar ambientes, como a sua casa ou se for o caso o local onde são feitas as aplicações. Também é nesse nível que você fica a par dos cinco princípios do Reiki ditos por Mikao Usui, redescobridor do Reiki. Que são os seguintes:
    Só por hoje, não se preocupe.
    Só por hoje, não tenha raiva.
    Só por hoje, agradeça as bênçãos e seja humilde.
    Só por hoje, ganhe seu dinheiro honestamente.
    Só por hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.
Esses são princípios que o reikiano, sempre ao se levantar deve dizê-los, logo o cérebro vai absorvê-los, nos tornando pessoas melhores, o que todo reikiano deve ser.

História da redescoberta do Reiki
            Mikao Usui tinha freqüentado uma escola budista Tendai, próxima ao monte Kurama que é sagrado para os budistas, Usui estudou profundamente medicina oriental, psicologia budista, religião, artes marciais e ervas como era a tradição cultural do seu povo na época, entre outros assuntos. Usui em certa meditação no monte Kurama, durante 21 dias em jejum, cânticos e orações ao amanhecer desceu sobre ele uma forte luz branca, fazendo-o perder todos os sentidos, foi ali onde ele pôde visualizar os símbolos sagrados do Reiki que hoje são utilizados, naquele momento Usui foi iniciado, foi a partir dali que Usui começou a passar de mão em mão a nova técnica que acabará de descobrir.

Os Milagres
         Usui eufórico com o que tinha acontecido, começou a descer o monte Kurama correndo e acabou ferindo o seu pé, onde impôs as mãos e rapidamente a hemorragia parou, esse foi o 1º milagre. Logo após, ele pára em uma pousada para comer alguma coisa, o dono percebe pela barba e pela roupa, que Usui havia passado vários dias em jejum e o recomenda uma comida leve, pois havia acabado de sair de um longo período de jejum, Usui simplesmente diz que quer uma refeição completa e nada de mal lhe acontece, 2º milagre. Usui ainda na pousada percebe que o rosto da filha do dono está inchado e avermelhado, Usui pergunta ao dono o que havia acontecido com a garota, ele diz que a garota está com dor de dente, por isso, o rosto está inchado, Usui oferece ajuda, onde impôs as mãos, logo o inchaço diminui e a dor passa, 3º milagre. Ainda acontecem alguns mais, que não estão aqui relatados.




Reiki no Ocidente

O Reiki chega ao ocidente, por uma mestra em Reiki chamada Takata, sua história e contada assim:
“Takata nasceu na ilha de Kauai, uma das muitas ilhas do Havaí, na véspera de Natal de 1900. Dos 12 anos aos 14 anos ela trabalhou com adultos no plantio de cana-de-açúcar e passou por outros empregos até trabalhar para uma escola, por 24 anos. Casou com Saichi Takata e teve duas filhas. Ele morreu com 34 anos e ela adoeceu seriamente em 1935 — a dureza da vida nas plantações de açúcar ­— uma semana depois da morte do marido, a irmã faleceu. Os pais já tinham retornado ao Japão. Takata guardava as cinzas do marido para enterrar no Japão como ele tinha pedido e foi para o Japão.
Ela tinha sido diagnosticada pelos médicos norte-americanos como sendo portadora de tumores, pedra nos rins, apendicite e asma. Depois que depositou as cinzas do marido no Japão, Takata decidiu procurar um hospital para ser operada. Depois dos procedimentos e enquanto esperava sua vez, Takata fechou os olhos e meditou. De repente ouviu uma voz dizendo: “Essa cirurgia é desnecessária”. Ela levou um susto, abriu os olhos, olhou ao redor e não viu ninguém. Tornou a fechar os olhos e ouviu novamente à voz. Ainda teimou e a voz aumentou o tom dizendo que falasse com o cirurgião. Ela saiu da maca, procurou o cirurgião e perguntou: “o senhor conhece outro tratamento que eu possa tentar?”. O cirurgião argumentou que ela tinha pouco tempo e idade, mas finalmente disse que conhecia alguma coisa que talvez ela pudesse tentar. O cirurgião então chamou a irmã dele, apresentou a Takata e foi levada à clínica do Dr. Hayashi, que era médico cirurgião. Na clínica do Dr. Hayashi, ela foi tratada e certo dia pediu para ser iniciada naquela técnica, achando que era um procedimento médico que ela não conhecia. Os alunos tentaram convencê-la que era impossível porque ela era mulher. Numa dessas conversas o Mestre Hayashi ouviu e interferiu. Explicou que aquela mulher não era japonesa e na terra dela (Estados Unidos) as mulheres eram “diferentes”, quer dizer, tinham direitos iguais aos homens, podiam falar. Ele pediu permissão à associação fundada por Usui, chamada Reiki Gakkai, para iniciar Takata, que também fez os treinamentos necessários em sua clínica — era uma clínica médica e ele aplicava Reiki e treinava alunos secretamente. Há quem diga que Hayashi teve que sair da associação (que ainda existe e que ainda é muito secreta no Japão, inclusive não-aberta para estrangeiros), e pagou com sua vida, o preço de ter ido para o Hawaii com o objetivo de treinar e iniciar a Mestra Takata. Hayashi desejava que Reiki fosse uma técnica de alcance popular, não restrita como a sociedade fundada pelos demais mestres iniciados por Usui.
Em 1937, Takata fez o mestrado com o Dr. Hayashi, após um ano de treinamento intenso com o Dr. Hayashi em uma clínica em Honolulu, capital do Hawaii, onde havia aberto uma clínica para tratamento e ensino da Terapia Reiki. Os dois trabalhavam juntos e o sucesso era tão grande que Takata teve que abrir uma segunda clínica.
Reiki no Brasil - Não se sabe ao certo quem trouxe Reiki para o Brasil e para a América Latina em geral, mas já se sabe que o Brasil é um dos países onde mais existem mestres e terapeutas Reiki atuantes em todo o mundo. Temos a honra de ter algumas associações atuantes e também somos pioneiros no reconhecimento da profissão pelo governo. Há abusos em nome da Terapia Reiki, mas a nossa sociedade é inteligente e aos poucos todos os falsificadores e aproveitadores serão reconhecidos pela população.
A Associação dos Mestres e Terapeutas Reiki - Foi fundada por um grupo de voluntários em Brasília, Distrito Federal, depois de se constatar que a categoria estava sendo agrupada em sindicatos que não checavam a origem dos papéis dos candidatos a sócio, não tinham a menor idéia dos fundamentos desta terapia oriental, cobravam mensalidades exorbitantes, tinham problemas judiciais e não lutavam pela legalização da profissão. A associação se engajou silenciosamente em uma luta de bastidores nos corredores dos ministérios em Brasília, muitas vezes sem mencionar o próprio nome, até o reconhecimento oficial da profissão. Hoje seus filiados já atuam em redes hospitalares públicas, têm consultórios e espaços de trabalho legais no Brasil e no exterior, contribuindo assim com impostos, gerando trabalho, pagando INSS, e, acima de tudo, ensinando Reiki com nível, qualidade e honra às suas linhagens.” Amete Reiki

Reiki-Nível II

         Esse é o nível em que o Reikiano vai lidar com o nível em que envolve a espiritualidade, é neste nível que vamos começar a usar a energia sem limite de tempo ou espaço, também é aqui onde se recebe mais dois símbolos sagrados, que são símbolos para tratar o emocional e mental (Hon Sha Ze Shonen - MENTAL) e (Sei He Ki - EMOCIONAL).
         Aqui também aprenderemos, que quando fazemos a passagem para o outro plano, também é possível se enviar Reiki, ou seja, enviar Reiki para quem já morreu, também é possível se enviar a energia à distância, pois nesse nível veremos que aqui, o Reiki pode romper a barreiras do tempo e de espaço, podemos enviar Reiki para uma situação ou lugar no futuro, presente ou passado e até mesmo para mais de uma pessoa ao mesmo tempo, usando nomes ou fotografia.
         Quando se envia Reiki para alguém, devemos pedir primeiramente permissão ao EU SUPERIOR da pessoa que vai receber, simplesmente pede-se permissão e em seguida é só enviar.
        
É neste nível que as pessoas iniciadas, também desenvolverão a clarividência, é o momento onde o terceiro olho vai se desenvolver, ou seja, teremos sensibilidade e visibilidade maior para todas as situações. É neste nível que conspirações e sentimentos passados poderão vir à tona novamente, mas isso é perfeitamente normal nesse nível. É aqui que o reikiano deve lembrar-se até mesmo das pessoas que não gosta, envie Reiki a elas também. Pois se lembrem, Jesus era Reikiano e ele mesmo dizia: “Ame ao próximo, assim como eu vos amei”.
Quando se questionarem sobre a veracidade de Reiki, novamente se lembrem da bíblia e das seguintes palavras: “Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios…” - Atos dos Apóstolos 4:30.
         Lembre-se que quando você se torna um reikiano você está assumindo um compromisso com a energia, você serve a energia e a energia serve a você.
         Neste nível você também deve passar pelos 21 dias de purificação, as recomendações são as mesmas do nível I.

Reiki-Nível IIIA – Mestre de si mesmo…

Esse é o nível em que você recebe mais um símbolo usado para aplicações, o símbolo espiritual (Dai Koo Myo), ele irá tratar seu corpo sutil espiritual, é o nível em que você ainda não pode iniciar outras pessoas, pois você é somente mestre de si mesmo, a pessoa que tem o nível IIIA, pode passar até 5 anos para estar pronto para iniciar-se no nível IIIB, não adianta querer isso antes se for o seu caso, pois a energia é inteligente e tudo acontece no seu devido tempo.
O Reikiano IIIA não tem uma fonte de poder maior de quem tem nível II. Isso é mito, pois o Reiki de qualquer reikiano tem uma fonte única, ou seja, o Reiki de um reikiano nível I, II, IIIA e IIIB são exatamente iguais, o que muda é que a cada nível, você recebe símbolos novos, onde tratam com mais foco os problemas, acontece que com isso o tempo levado em aplicações diminui.
Quando o reikiano IIIA está pronto para elevar de nível, ele o saberá, o universo é quem cuida disso, por isso, o reikiano só irá chegar ao nível IIIB, quando estiver devidamente pronto.

Reiki-Nível IIIB
        
         Esse pode ou não ser o nível final no Reiki tradicional, é onde o reikiano iniciado recebe os símbolos sagrados que são utilizados para a iniciação de novos reikianos, ou seja, uma pessoa só pode ser iniciada por um mestre em Reiki. É neste nível, que o reikiano deve estar devidamente credenciado na Associação Brasileira de Reiki, pois isso é necessário para que os novos reikianos possam ser também reconhecidos pela associação.
         Quando se atinge este nível, pode-se dizer que o reikiano, está no seu patamar mais alto no Reiki tradicional, pois existem outras modalidades de Reiki e há especializações na terapia, o Reiki também é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde, existem também as especializações no método da Terapia Reiki, como por exemplo, o Karuna que potencializa a energia Reiki, Terapia Reiki é o que podemos chamar de sagrado, de divino, é um presente do Criador, a energia Rei e Ki resumem-se em Reiki…













“… Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz…” - João 12:36.
“Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios…” - Atos dos Apóstolos 4:30.
“1 - Reiki é religião? Não. Nem é medicina oriental. Reiki é uma terapia holística transmitida pelas mãos, vinda do Tibete, trazida para o Japão através do Mestre Mikao Usui. Do Japão veio para o Havaí (Hawaii) através da Mestra Hawayo Takata. Do Havaí se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo pelos alunos da Mestra Takata. Não tem vínculo algum com religião embora tenha conexão com o sagrado porque tudo é sagrado/divino. A terapia é constituída de quatro níveis, todos eles há iniciações (Reiju) curso teórico e prático. Não tem nada a ver com mistificação e não é corruptível, isto é, ninguém reinventa. Reiki não tem nada a ver com “fluidos vitais”, “ectoplasma”, “bons fluídos”. Reiki não é fluido. Não é denso como a energia canalizada entre espíritos e médiuns-espíritas, que alguns autores tentam confundir os leitores a esse respeito. Para entender as diferentes formas de energia, leia o artigo neste site chamado “Qi, Chi, Ki ou Prana?”. http://www.mestres.org/qi-chi-ki-ou-prana
2 - Reiki é magia? Não, nem é espiritismo. É um conhecimento milenar contido na Medicina Tradicional Oriental, com registros no Tibete que datam do Século VII, passado de mestre para aluno, de mão em mão. Não tem a menor conexão nem pode ser utilizada pela magia porque os símbolos Reiki são codificados seguramente em forma de portais e não podem ser alterados nem manipulados para trabalhar com os anjos caídos, devotos da magia. Só pessoas ignorantes falam de iniciação à distância, isso não é Reiki. Isso é igual à flor de plástico, não tem essência nem perfume. Existem muitos falsos “sistemas de Reiki”, por exemplo, o chamado “Reiki Desmistificado”. Existem, sim, várias formas de transmissão (transmissão não é iniciação) de energia, mas energia também existe de várias fontes, como energia de carvão, energia nuclear, etc. A Iniciação (Reiju) modifica o campo eletromagnético do iniciado para sempre. O envio de Reiki à distância, isto é, a transmissão, não modifica o campo eletromagnético de quem recebe. Apenas equilibra a pessoa e promove o resgate da saúde. Até o Mestre Jesus teve que ser iniciado por João Batista e depois passou por várias outras iniciações no Egito, para se preparar para a sua missão na Terra.
3 - Como você prova que Reiki funciona? Não é o terapeuta ou o mestre Reiki quem tem que provar se a técnica funciona. Se alguém tem dúvida, é só deitar numa maca e deixar o profissional fazer a transmissão energética. Quem disser que não sentiu a transmissão de energia só há duas razões: quem aplicou não foi iniciado ou quem aplicou foi iniciado e quem se submeteu está mentindo. A transmissão não depende de quem está aplicando. O transmissor é como um bambu oco, um fio que transmite a Energia Vital Universal. É muito comum o cliente dormir na maca e dizer que não sentiu nada, claro!  Não há mistério nisso. A linguagem da Energia Vital Universal é holográfica, invisível ao olho comum, mas perceptível e até pode ser medida com aparelhos elétricos e manuais. Leia mais sobre outras formas de energia.
4 - Reiki é especialidade médica? Não, impossível. Reiki trabalha com a Energia Vital Universal, invisível, e as coisas invisíveis não têm nada a ver com a Medicina Oficial Brasileira. A recomendação da Organização Mundial da Saúde para que os governos facilitem o acesso do povo a essa técnica é exatamente por se tratar de uma técnica popular, holística, não-médica, mas de interesse da saúde pública. O nome oficial dessa categoria dado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é: ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE HUMANA, código 8690-9/1 (Serviços de Reiki). Nos países orientais o médico é também monge e a história é outra, assim como também é a medicina, basicamente holística e não-comercial como a nossa. No Nordeste há um ditado irônico: “meu filho vai ser médico, pra ficar rico…”.
5 - Reikiano pode prescrever? Não. A Terapia Reiki não tem conexão alguma com remédios farmacêuticos. Embora a técnica atinja os órgãos físicos, ela atua primeiramente nos corpos sutis, energéticos, invisíveis aos olhos de quem não tem vidência. Se o terapeuta percebe que o cliente precisa de outra ajuda para a sua saúde física, mental e emocional, deve encaminhá-lo a outro profissional especializado, porque isso não tem a ver com a profissão de Terapeuta Reiki. Reikiano não prescreve nada. Recomendamos que o Mestre Reiki estudasse a Terapia Floral, que casa muito bem com Reiki, mas não é uma exigência. É uma recomendação, porque floral é registrado no Brasil como complemento alimentar e atua nos corpos sutis.
6 - Reiki pode ser aplicado em hospitais? Sim. Naturalmente, e já existem vários hospitais brasileiros permitindo o acesso a mestres e terapeutas Reiki credenciados. A família ou o doente têm o direito de solicitar esse serviço. Reiki já é uma terapia aplicada e autorizada em vários hospitais da rede pública em Brasília, DF, e em vários países, porque facilita a cicatrização, estanca sangue, melhora a auto-estima de quem recebe, e com isso apressa a recuperação das pessoas doentes e hospitalizadas.
7 - Existe iniciação à distância? Não. A iniciação só existe com a presença do mestre, o qual passa os códigos sagrados diretamente através do toque físico. A técnica foi criada desta forma e não pode ser modificada. Se você foi vítima da falsa promessa de iniciação à distância procure um mestre imediatamente para lhe iniciar. No momento da iniciação o mestre abre a aura do aluno, coloca os símbolos sagrados e sela para sempre. Todos os fios energéticos dos sete corpos do aluno são alterados pela iniciação. Só confunde isso quem não é mestre. E há muitos falsos mestres vendendo certificados. Temos uma lista deles, inclusive de sites, no Brasil e no exterior. Alguns estados brasileiros, onde existem muitos falsos mestres, até há certa descrença com relação à Reiki e outras terapias energéticas por causa da existência dos falsos mestres. Observe que eles têm vida curta e a prosperidade é cortada com o tempo.
8 - Reiki pode ser transmitido à distância? Sim, porque a transmissão não mexe com os fios sagrados e energéticos, dos corpos sutis de quem recebe. Na transmissão da energia à distância, que só pode ser feita por quem tem o nível dois, o aluno pede permissão ao Eu Superior de quem vai receber e envia. É como ligar para um telefone celular. Você liga e fala com a pessoa, mas não pode apagar ou mexer no número nem no telefone da pessoa. Só confunde isso quem não é mestre.
9 - Fui “iniciado” à distância, o que fazer? Você pode ter sido iniciado em qualquer coisa, menos em Reiki. A mão de qualquer ser humano esquenta quando em contato com outro ser humano, mas isso não é Reiki, é a energia física que vem dos alimentos. Sem iniciação presencial não há Reiki. Procure um mestre de verdade para ser iniciado porque seja lá o que for que você recebeu à distância pode lhe trazer muitos problemas espirituais, psicológicos (depressão) e inclusive adoecer com a energia pessoal do falso mestre. Procure ler sobre vampirismo e efeitos da magia negra, estes sim, atuam à distância.
10 - Comprei um livro sobre Reiki, posso trabalhar? Não. Os símbolos só funcionam com quem é iniciado presencialmente por um mestre iniciado. O sistema foi criado assim e ninguém pode modificar. Nós não aprovamos a publicação dos símbolos nem o uso decorativo deles. Lembre-se que a profissão é legalizada e a lei pode ser aplicada contra quem infringir as regras, porque a técnica já é caracterizada como de utilidade da saúde pública. O livro é como um carro parado sem motorista habilitado.
11 - Evangélico pode receber Reiki? Sim, qualquer pessoa, animal e planta podem receber Reiki. Como Reiki é uma técnica holística de saúde pública, não há o que temer. Não é religião, não interfere na fé de ninguém, não tem mistificação e não se mistura com nada. A Bíblia faz inúmeras referências à cura pela imposição das mãos. Veja: Atos dos Apóstolos 8:18 (“E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo…”), Hebreus 6:2 (E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno), Timóteo 4:14 (“Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”). Jesus curava as pessoas pela imposição das mãos, com técnicas que ele aprendeu em Luxor, Egito, e em monastérios da Índia. Se seu líder espiritual lhe deu uma lista de proibições afirmando que energia vital não é coisa de Deus e você aceita, está na hora de fazer terapia! A base de tudo no Universo, inclusive no Planeta Terra, é energia e até a ciência já sabe que a Energia Vital Universal produz o efeito da cura é transmissível tanto para pessoas como para animais, plantas, lugares, pensamentos, células… É a Energia Vital do Universo. Um dos mais famosos e respeitados mestres Reiki de New York, EUA, é um pastor evangélico, que já trabalha há 30 anos com Reiki. Chama-se Reverendo Ramsey.
12 - Fui iniciado e vivo doente. Parece que Reiki não funciona comigo… Isso é muito comum acontecer em quatro situações: a) Você caiu no conto da falsa iniciação à distância; b) o mestre que lhe iniciou fez um curso às pressas e não soube fechar o circuito elétrico que produz a faísca que imprime os símbolos no seu DNA; c) o mestre que lhe iniciou coloca vários alunos numa sala e faz “iniciação coletiva”; d) o mestre que lhe iniciou não selou a iniciação porque não sabe selar. A iniciação simplesmente não acontece. A maioria dos alunos assim “iniciados” saem de lá como se nada tivesse acontecido e ainda adoecem. Se for o seu caso, procure outro mestre que toca cada aluno na iniciação. Há muitos falsos mestres por ai, alguns sequer têm endereço fixo, mas outros têm sites, dão certificados, se dizem representantes de universidades estrangeiras e até oferecem cursos à distância. Os falsos mestres cobram preços bem atrativos porque não têm o que perder e facilmente acham a quem enganar.
13 A - O que é mestre? - Mestre é o estudioso que atingiu a um grau elevado de conhecimento, mas que está sempre aberto ao que é novo e desconhecido com a finalidade de investigar, verificar o que precisa ser atualizado e ir em frente, sempre em renovamento, aprendendo, estudando com humildade e mansidão. O mestre passou por iniciações e treinamentos presenciais. O diploma de mestre é só o começo de uma imensa jornada, que pode ou não se concretizar. No Egito antigo dizia-se que de acordo com a sabedoria do mestre e sua humildade no caminho do conhecimento é que ele/ela atrai a assistência espiritual para o trabalho, assim como os alunos e clientes. E a espiritualidade só trabalha com honestidade, bondade, mansidão e inteligência. O mestre de verdade não nega informações sobre linhagem, seu trabalho em geral. Pelo contrário, honra a linhagem. Com a legalização da profissão de Reikiano no Brasil, não há mais espaço para Mestre Independente. Se o mestre não é filiado a uma organização de classe brasileira, faça o seu curso com outro que seja.  Exija do seu mestre o e-mail, endereço completo para correspondência, CPF, número de telefone.
13 B - Mestre dá curso sem material? Não. A Mestra Takata e seus primeiros alunos-mestres davam curso apenas oral, incentivando aos alunos a anotarem tudo. Com os mal-entendidos e as confusões que saíram desses cursos, cada um escrevendo da própria cabeça, os mestres decidiram fornecer o material já escrito.  Os cursos sem material escrito facilitou as falsificações e mentiras em nome de Reiki. Os mestres filiados a esta Associação são obrigados a fornecer apostila e certificado para cada nível no dia da realização do curso. Aluno algum pode sair do curso sem seu material de trabalho, para a própria proteção da Terapia Reiki. Esse trabalho tem que ser original carimbado pelo mestre. Nenhum mestre está autorizado a fornecer cópia de apostila a aluno. Tem que ser original. Quem trabalha com energia ou é honesto por natureza, ou a natureza retira essa pessoa do caminho.
14 A - Como posso saber se o mestre é credenciado e está em dia com suas obrigações? O certificado de filiação tem data de validade. Fique livre para denunciar aqueles que fraudarem a data. O nosso certificado não pode ter rasura alguma. Nosso Departamento Jurídico toma as providências cabíveis. Entre em contato direto com a Associação pelos e-mails ametereiki@gmail.com ou ametereiki@yahoo.com.br. O registro de filiação é renovado anualmente. Quem não renova é automaticamente descredenciado. Se você não é filiado, uma forma de checar a honestidade do seu mestre é pedir a ele/ela a linhagem dele/dela por escrito e enviar para cá. Nós checamos e lhe daremos a resposta. Quem caiu no conto da “iniciação” à distância não tem linhagem.
14 B - Meu mestre é independente e agora? A categoria de Mestre Independente existia antes da legalização da profissão porque alguns mestres não viam sentido de se filiar a sindicatos generalizados. Mas, agora que a profissão é  legal, não há motivo para um profissional não ser filiado a uma entidade de sua classe profissional e ter um registro.  O mestre independente pode muito bem se filiar a uma entidade, comprovando a linhagem. Há que se ter cuidado com instituições que não exigem a linhagem já que esta terapia é de origem oriental e a linhagem é pré-requisito básico.  Exija do seu  mestre os seguintes dados: endereço completo, telefone, e-mail, comprovação que ele ou ela pertence a uma entidade de classe brasileira legalizada. Quem esconde dados não merece confiança. Não faça curso com quem não tem endereço fixo e possa provar o endereço.  Não se vincule a quem põe em risco a sua honestidade. Mais dia menos dia você terá que provar que não é um falso profissional. Por que você investiria seu dinheiro, tempo e energia numa maçã podre? Diga de onde você vem que eu lhe digo que você é!
15 - Há prazo entre os níveis de Reiki? Sim, isso é um assunto seríssimo. É de extrema importância o mestre obedecer aos prazos de iniciação entre um nível e outro. Energia precisa de tempo para assentar e cada pessoa tem seu próprio tempo. Se o aluno faz um nível atrás de outro sem o prazo necessário para praticar e assentar a energia pode adoecer, aprende tudo pela metade e isso pode trabalhar contra a reputação do próprio mestre. O novo mestre também precisa dar inúmeros cursos no nível I para poder ensinar no nível Dois e assim por diante. A Associação recomenda que o aluno de nível 3-A só seja iniciado mestre com o prazo mínimo de um ano e meio, SE o candidato estiver realmente preparado emocionalmente para isso. Tem aluno que não está preparado para o Mestrado mesmo depois de 3 a 5 anos no nível III-A. Não adianta forçar a barra. A energia é inteligente. Há pessoas que precisam de um prazo de até cinco anos para serem iniciadas como mestre. Cada caso é um caso e o mestre precisa ter ética profissional e discernimento — há mestres que iniciam por iniciar e isso é compra de carma negativo. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.
15 A - Posso iniciar três níveis em um dia só? - Não. No Reiki Usui Tradicional e no Reiki Usui Tradicional e Tibetano não se faz isso. É preciso cumprir os prazos e intervalos entre um nível e outro. Existe também a necessidade física de assentar a energia. A energia provoca alterações físicas, mentais, emocionais e espirituais no DNA, nas células, na memória celular. No sistema Karuna Reiki o aluno pode ser iniciado nos níveis I e II no mesmo dia porque o pré-requisito é que já tenha o Nível II do sistema Reiki Usui Tradicional ou Reiki Usui Tradicional e Tibetano. Só iniciamos o mestre em Karuna se o aluno já é mestre no Reiki Usui Tradicional ou no Reiki Usui Tradicional e Tibetano. É pura falta de conhecimento o mestre querer quebrar essa regra e pode estar colocando em risco não só a saúde do aluno como a própria reputação.
16 - Como tirar um Alvará de Licença e Funcionamento do consultório? O Terapeuta Reiki filiado não necessita se associar a nenhum sindicato, desses que reúnem várias profissões, porque pela legislação brasileira você só precisa fazer parte de uma entidade criada, gerida, administrada pela sua própria classe profissional. Para a abertura de consultório ou de seu espaço de trabalho, o filiado deve procurar a Secretaria da Fazenda da prefeitura do município onde mora e solicitar um Alvará de Licença e Funcionamento. Quem mora no Distrito Federal vai até a Secretaria de Administração do GDF. O Certificado de Filiação é o documento necessário, além dos de identidade, para o terapeuta requerer o Alvará de Licença e Funcionamento do consultório. Pelas vias normais e legais, não se tira alvará sem ser filiado a uma instituição de classe como esta Associação. É muito importante que se trabalhe legalizado, com a vantagem de poder pagar INSS já com o código da profissão que é 8690-9/01, criado pela Comissão Nacional de Classificação (CNAE), em janeiro de 2007. Cada filiado recebe da Associação um número de registro. Há obrigações a cumprir com Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Passo a passo: a) Preencher formulário de Consulta Prévia para Alvará de Funcionamento de Consultório; b) Receberá lista de documentação a ser apresentada para receber o Alvará; c) O interessado deve saber qual a razão social do futuro escritório, isto é, dar um nome ao consultório, que pode ser seu próprio nome; d) O Terapeuta deve apresentar, entre outros documentos de identidade, cópia do certificado de filiação à associação; Dê uma olhada no código dessas novas profissões, aprovadas pelo Ministério do Trabalho, assim como na lei que inclui terapias alternativas no SUS. Endereço da Secretaria de Administração do GDF - Brasília: Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 02, Bloco K, Ed. Vagner, (Em frente ao Ed. Via Capital), Telefone 61-33275101. Funciona de segunda a sexta, de 09 às 17 horas, sem horário para almoço.
17 - Aplica-se Reiki em animais e plantas? Sim. Faça você mesmo o teste. As plantas e os animais adoram Reiki. Você coloca o animal de estimação no colo, conecta-se com a Energia Vital Universal do Reiki e vai mudando de mão de acordo com a reação do animal. Se for um animal grande, tipo cavalo, você fica em pé e aplica na cabeça do animal. Nas plantas você coloca as mãos sobre eles e aplica, por uns dois a três minutos. Aplica-se Reiki em tudo que existe.
18 - Criança pode ser iniciada em Reiki? Sim. Dependendo da criança. Devido à necessidade de compreensão da técnica, é mais apropriado iniciar crianças após os 12 anos de idade e somente até o nível Dois. Não é recomendado iniciar mestres de menor idade por causa do amadurecimento emocional necessário a um mestre, além dos conhecimentos gerais que um mestre deve ter e que só se adquire com a maturidade e a escolaridade.
19 - Preciso fazer curso de vários sistemas de Reiki? Não. O sistema Reiki Karuna requer que o aluno tenha os níveis I e II do Reiki Usui Tradicional ou do Reiki Usui Tradicional e Tibetano para ser iniciado.  A própria Louise Ray, aluna direta de Takata que usou o Sistema de Reiki Usui Tradicional para criar o que ela chamou de Mãos de Luz, como é conhecido no Brasil, não colocou a palavra Reiki no sistema que ela inventou porque ela sabia que não existe um sistema alternativo de Reiki, mas sim o Sistema Tradicional recebido pelo Mestre Mikao Usui, assim como foi recebido pelos monges tibetanos desde o Século VII. Alguns supostos “mestres” norte-americanos inverteram alguns símbolos de Reiki Usui, copiaram outros de pirâmides e escritos antigos e “inventaram” sistemas que eles chamam de Reiki e isso causou até morte. Pesquise. Leia mais sobre a morte de pessoas que inverteram símbolos e se deixaram “iniciar” por pessoas esquizofrênicas. Há no Brasil e em outros países muitas coisas com o nome de Reiki, que você não precisa colocar no seu corpo espiritual.
20 - Reiki provoca cansaço no mestre ou no terapeuta? Não. Se você é mestre ou terapeuta e fica cansado ou doente depois de um atendimento com Reiki, ou “pega” os problemas da pessoa que você aplicou Reiki, então você está fazendo tudo errado. Faça reciclagem com outros mestres. Se você é terapeuta Reiki e fica doente depois do trabalho, então o seu mestre pode não ter selado corretamente a sua iniciação. Faça uma reciclagem com outro mestre e se certifique que ele sabe iniciar e selar a iniciação. Reiki é uma terapia de cura, não de adoecimento. Por isso, que é muito importante fazer reciclagem de todos os níveis, com o próprio mestre ou com outro.
21 - Depois que fui iniciado apareceram mil coisas na minha vida… As mudanças positivas do Reiki acontecem gradativamente depois das iniciações. Todo iniciado em Reiki fica mexido e começa a ser trabalhado seus ganchos emocionais desta e das demais vidas. A mexida fica mais acentuada a partir do Nível II. Quanto mais você se aplicar Reiki e praticar os símbolos, mais rapidamente vai desenganchar tudo e você terá saúde plena, cheia de prosperidade. Reiki muda a vida das pessoas tocadas, para melhor!
22 - O Mestre Reiki e o Terapeuta Reiki precisam fazer terapia? Sim. Todo ser humano precisa fazer terapia porque todo ser humano precisa de alguém com habilidades técnicas para conversar, se expor, ser olhado, refrescar seus horizontes — inclusive psicólogos, médicos, enfermeiros, psiquiatras, policiais. Quem se aplica Reiki diariamente o conteúdo emocional vem à tona e na maioria dos casos é dissolvido. Mas há pessoas que precisam mesmo de terapia para deixar aflorar o conteúdo emocional, limpar a mente e os canais energéticos a fim de prestarmos um serviço isento de ego individual e “poder” pessoal muitas vezes equivocado, fora do tempo, mal-direcionado. Muitos dos “inventores” de técnicas energéticas, alguns inteligentes, são pessoas extremamente complicadas, mal-trabalhadas, presas a seus mundinhos mesquinhos, controladores. Paralelo a tudo isso há os inúmeros casos de profissionais “acompanhados” de obsessores.
23 - Quanto cobrar pela consulta, sessão e pelos cursos? - Nas gravações e entrevistas com a Mestra Takata ela conta que vendeu a única casa que tinha para pagar o mestrado dela. Na verdade o mestre dela fez isso para ver se ela realmente estava comprometida de coração com a técnica. É tanto que ele saiu do Japão e passou um ano acompanhando ela no Havaí, de graça, para se certificar que ela repassaria a técnica sem erros. Esse pensamento é bem oriental, muitos norte-americanos fizeram confusão. A Terapia Reiki é um trabalho, uma técnica de saúde holística desvinculada com religião e todos os traumas que a Religião Católica tem com dinheiro. O Terapeuta ou o Mestre não cobra pela energia, que é gratuita. Cobra pelo trabalho, pelo tempo e dedicação. Sendo hoje uma profissão legalizada pelo Governo Brasileiro, o Terapeuta Reiki cobra como qualquer outra terapia, de acordo com o nível financeiro da região onde trabalha. Além das despesas com estudo e aperfeiçoamento contínuo, quem trabalha com esta Terapia tem despesas com a estrutura do trabalho, material, luz, etc. Naturalmente, o Terapeuta poderá abrir espaço na sua agenda para atender gratuitamente a pessoas necessitadas que o procurem isso é uma decisão pessoal, como em toda profissão. Em termos de Brasil, cada região tem seus limites de cobrança para todas as terapias. Você deve verificar qual a média de cobrança das consultas, dos tratamentos, dos cursos entre os mestres credenciados da sua cidade. Para os cursos, faça uma média de custos, incluindo apostila e todo o material. Lembre que você paga anuidade da Associação, luz, telefone, aluguel do consultório, tudo deve ser levado em conta. Lembre-se que é preciso respeitar a comunidade de mestres de sua cidade e região. Não vá colocar preços menores para chamar alunos. Os seus alunos já estão definidos pelo universo, ninguém toma aluno de ninguém, assim como não é ético cobrar preços baixos só porque você tem coisas para resolver emocionalmente. Respeite a comunidade de mestres da sua região, mesmo se houver diferenças pessoais entre vocês. Alguns mestres nordestinos têm dificuldade de cobrar, porque ainda não se soltaram da programação implantada no inconsciente coletivo ligada à pobreza e a miséria, desde os senhores de engenho. Ricos e colonizadores repetiam para os escravos que eles eram apenas escravos, com a mão da Igreja. Hoje essa programação é realimentada pelos políticos e interesseiros, apesar da riqueza daquela região brasileira e do seu povo maravilhoso.
24 - Quero trabalhar gratuitamente, como fazer? - Se você quer trabalhar gratuitamente, isto é, não quer cobrar pelo seu trabalho, seu tempo e sua dedicação à Terapia Reiki, esta Associação sugere que você procure um hospital público, um abrigo de pessoas da terceira idade, um orfanato, uma escola pública, quem sabe uma detenção. Procure os responsáveis e se ofereça como voluntário (a). Em Brasília, o trabalho voluntário em hospitais e creches, inclusive de alguns Mestres e Terapeutas Credenciados nesta Associação, está sendo um sucesso absoluto e todos os lados estão felizes. Lembre-se que todos nós nascemos para sermos felizes, respeitando sempre o espaço de outras pessoas, porque a decisão de cobrar ou não pelo trabalho é só sua.
25 - O que ensinar nos cursos de Reiki? No Nível I - A história do Reiki; a importância da linhagem e a sua linhagem; o que representa cada nível; a simbologia da palavra Reiki em japonês; o que é Reiki; os 21 dias; a história de Mikao Usui e de Takata; como e onde aplicar Reiki; qual é a vibração do nível I; os benefícios do Reiki; Reiki como terapia de autocura; o autotratamento; o equilíbrio dos chácras; a questão do dinheiro; os princípios do Reiki; as posições de aplicação do tratamento completo; Evitar encher as apostilas de cópias de textos de auto-ajuda publicados na internet ou de apostila de outros mestres. O aluno deve sair do curso sabendo o que é chácra, cada um deles, para que servem, onde se localizam e a que órgãos estão relacionados. Incentive o estudo de anatomia. Uma vez mestre você precisa ser original. Se você tiver dificuldade, fale com a Associação. Não há a necessidade de você mostrar ao aluno que sabe tudo na vida. Atenha-se à técnica do Reiki. O aluno precisa ser incentivado a buscar o conhecimento na leitura por si mesmo. O curso deve ter a duração mínina de 12 horas, mas o ideal no Nível I são dois dias de teoria e prática. Não deixe o aluno sair do curso sem praticar na sua frente e com dúvidas.
No Nível II - Verificar se o aluno sabe tudo o que precisa sobre Reiki, chácras e se faz auto-aplicação todos os dias. Verificar a data do curso de nível I para ver se ele está dentro do prazo necessário entre os níveis. Pedir cópia do certificado de nível I se o aluno fez com outro mestre. Tirar todas as dúvidas do nível anterior antes de ensinar o nível II. Explicar o que é o nível II; explicar o autotratamento com os símbolos; promover a memorização dos símbolos; praticar o envio de Reiki à distância; A aplicação em pessoas, animais, plantas, lugares e situações sociais; os símbolos sagrados, um por um, só passando para o Número II quando tudo estiver claro sobre o Número I e assim por diante. Fazer exercícios de aplicações à distância, inclusive com antepassados e a linhagem; Técnica do Caderno e da Caixinha; falar sobre os meridianos e da circulação de energia; a vinculação dos chácras aos meridianos; como tratar problemas emocionais desta e das vidas passadas; por que fortalecer os órgãos e vísceras; DNA sutil; Desprogramação emocional, mental e celular; a natureza da doença. O curso pode ser dado em dois dias porque neste nível o aluno precisa praticar na sua frente para evitar que “inventem” coisas que comprometam a sua reputação de mestre e da técnica. Este curso é o mais puxado de todos e o mestre pode estabelecer um estágio supervisionado para garantir que a técnica foi aprendida.
No Nível III-A e III-B, consultar a Associação, que só passa essas informações desse conteúdo aos mestres associados. Diga não aos copiadores de apostilas!
Histórico Escolar para Mestrado em Reiki: Fundamentos da Terapia Reiki Nível I – 5 créditos, 12 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nível II – 10 créditos, 22 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nível III-A, 5 créditos, 12 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nível III-B, 20 créditos, 44 horas/aula; Fundamentos do Atendimento Terapêutico, 20 créditos, 44 horas/aula; Estudos da Ética Profissional, 1 crédito, 01 hora/aula; Legislação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública, 03 créditos, 3 horas/aula; Estágio Supervisionado, 100 créditos, 365 horas/aula; Monografia, 100 créditos, 365 horas/aula Total de créditos: 264. Total de horas/aula: 868 horas/aula Nota do Mestrado, valores de 07 a 10, nota mínima para aprovação: 07. Nota da Monografia, valores de 07 a 10, nota mínima para aprovação: 07O Histórico Escolar é impresso nas costas do Certificado de Mestrado, incluindo as notas, rubrica do mestre e assinatura do aluno. O prazo de entrega da monografia é um ano após a iniciação de mestrado, quando a Associação dá nota do Mestrado, conforme os valores acima. A monografia pode ser publicada se o mestrando desejar.
26 - O que é linhagem?  Se você está procurando um mestre para ser iniciado em Reiki, a primeira coisa que você deve perguntar é: qual é a sua linhagem? Se o mestre não sabe direitinho de onde ele/ela vem na linhagem de mestres, desde Mikao Usui, então, procure outro mestre. “Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai e nem saberá quando chegar aonde tem que ir” — ditado chinês. Isso é fundamental nessa terapia. Todas as terapias energéticas orientais e até as que não são energéticas, como as artes marciais, são passadas de mestre para aluno, presencialmente — a linhagem só é passada pelas mãos na hora da iniciação. Nas energéticas, como Reiki, isso é básico e imprescindível. Então, linhagem é a lista dos mestres que vieram antes do seu mestre e isso você precisa saber para evitar que você caia no golpe da falsa iniciação à distância. Quem não sabe a linhagem ou esconde a linhagem, pode não ser mestre e isso você precisa checar mesmo! Se você tem dúvida, investigue mestre por mestre da linhagem. Esta Associação investiga a linhagem de todos os candidatos à filiação. Para pertencer a esta Associação, você precisa ser Reikiano de verdade, ser correto e saber muito bem o que é ética e bons costumes. Linhagem é honraria!

27 - Tenho que tirar jóias e cintos para receber ou aplicar Reiki? Não. Só se eles estiverem apertando você ou o cliente disser que está sendo incomodado por uma jaqueta pesada, jóias, cinto, gravata, sapatos, óculos, essas coisas que se pode retirar sem se perder a compostura. Então você sugere que o cliente retire o acessório antes de deitar na maca. Não há outro motivo para retirar esses acessórios para aplicar ou receber Reiki porque a Energia Vital Universal de Reiki atravessa e harmoniza qualquer material, mesmo os acessórios pessoais.

28 - Reiki é canalizado em Centro Espírita? Não. Reiki e Passe Espírita são formas diferentes de canalizar energia. A energia que ilumina o seu quarto é a mesma que faz um avião voar? Tudo é energia, certo? Mas são bem diferentes suas formas! Por que será que espíritos que baixam em terreiros de Candomblé não têm permissão para baixar em um Centro Espírita Kardercista e vice-versa? Cada espaço tem sua energia própria, certo? Cada um faz um trabalho de acordo com sua especialidade, certo? O passe espírita usa o fluido vital do passista (energia dos alimentos e líquidos que o passista utiliza no dia-a-dia). Reiki não utiliza fluidos vitais nem ectoplasmas (forma líquida de energia vital extraída do corpo físico, isto é, o Qi dos alimentos sólidos e líquidos do passista). Se você disser que fluido vital e ectoplasma são formas líquidas, por exemplo, diremos que a forma da energia Reiki é seca, mais leve e mais sutil que o passe magnético-fluídico. Cada tipo de energia tem seu objetivo certo, assim como cada metal tem seu nível de condutividade de energia. Alguns dos membros desta associação trabalharam muitos anos como passistas e sabem muito bem a diferença entre Reiki e Passe, fluido vital e as demais formas de energia Qi (ki) — todas recomendáveis. Só quem precisa estudar confunde essas coisas. Não basta copiar afirmações alheias, é preciso experimentar… Algumas seitas acreditam que quem não pertence a elas não será salvo, não é mesmo? Alguns espíritos não têm a menor idéia do que é morte, quanto mais de Reiki. O reikiano não deve se atrelar a esses “achados” de alguns escritores que falam sobre Reiki baseados no “ouvi dizer” ou que alguns espíritos disseram… Reiki está acima disso tudo e esse conhecimento tem cerca de 18 séculos de existência. Ninguém reinventa Reiki.
29 - O Reikiano precisa saber sobre reencarnação, obsessão, tratamento espiritual? - Sim. O Reikiano deve atender a todo ser humano, sem distinção de crença, raça, cor, religião, nível social e preferência sexual. Para isso, precisa estudar todos os aspectos que envolvem o ser humano, inclusive reencarnação, obsessão, tratamentos espirituais e o Brasil é um dos países onde mais se escreve sobre esses e outros assuntos correlatos e a população é aberta a esse tipo de abordagem.
30 - Devo registrar meus certificados em cartório? Sim. Para ter validade no Brasil e no MERCOSUL, o certificado deve ser registrado no Primeiro Cartório de Registros, Títulos e Documentos, que em Brasília fica na 504 Sul. Alguns cartórios só registram o certificado se esse for emitido ou tiver o carimbo de uma instituição com esta Associação. Por lei, eles não podem registrar certificados emitidos por pessoas, ou seja, certificados emitidos pelo próprio mestre Reiki. Quem for para o exterior tem que registrar em cartório e depois levar para a embaixada ou consulado do país que vai e pedir para consularizar. Sem isso o certificado não tem validade no país que você vai. A mesma coisa é para mestres estrangeiros que emitem certificados para brasileiros. “Sem o registro em cartório o certificado não tem validade.” Amete Reiki 
     


Breve informação sobre Reiki
         O Reiki atua no ser como um todo, onde trata os corpos: Físico, emocional, mental e espiritual. O reikiano é simplesmente um canalizador de energia, ou seja, a energia está aí, só falta alguém para canalizá-la. Reiki é pura energia, a energia da qual se fala é a energia Universal Vital, energia cósmica, divina, do Criador. Basicamente o Reiki equilibra a energia vital do corpo (Ki), assim eliminando qualquer doença, sem contar que além da cura física o psicológico também é tratado, quando sentimos no físico a doença, é porque ela já chegou aos corpos sutis (mental, emocional e espiritual), já foram todos afetados e o único lugar onde ela pode ir depois dos corpos sutis, é o corpo físico.
         O Reiki age na totalidade do ser, Jesus era Reikiano, assim como Buda, Buda era nível 7 e Jesus nível 6, seu nível era tão elevado que somente o fato de tocar em seu manto era necessário para a energia curar a pessoa que o tocasse, há quem diga que Reiki não passa de “enrolação”, mas qual seria o propósito daqueles que se tratam com o Reiki? Então, a frase certa seria: “Reiki é uma terapia energética e dá resultados sem problemas”, tanto que a energia já é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e também é reconhecida como profissão desde 2007 no Brasil.
Pode-se dizer que todas as pessoas que são reikianas já tinham isso traçado em sua vida, pois não é a pessoa que procura o Reiki, mas o Reiki que procura a pessoa, ou seja, os reikianos na maioria das vezes nunca sequer imaginaram se tornar um canal de energia, quem sabe você não está agora sendo apresentado à energia com esse propósito???
O Reiki é ótimo para pessoas que tem diabetes ou colesterol, pois o Reiki controla os dois, se a pessoa se torna um reikiano ela não terá problemas, pois o reikiano irá se auto-aplicar todos os dias estando assim em equilíbrio sempre, mas é preciso lembrar que não é somente por isso que você irá esquecer-se do tratamento com a medicina tradicional, pois o Reiki também pode ser usado com qualquer outro tipo de terapia ou com a medicina convencional. O Reiki só irá ajudar, pois a energia aumenta o poder dos medicamentos, acelerando o tratamento seja ele qual for, até mesmo em tratamentos contra câncer, a mestra Takata foi tratada apenas com o Reiki, mas vale lembrar que não se deve abandonar o tratamento atual, o Reiki irá complementar o tratamento.

A Cura pelas Mãos

REIKI É uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. É a energia natural harmônica e essencial a todo ser vivente. É a dádiva da luz as criaturas vivas. Reiki consiste na canalização da Energia Universal, cósmica e vital através da imposição das mãos para gerar imediatamente um estado de harmonização natural e profundo. REI é a sabedoria universal, a primeira fonte, Deus o Criador, Aquele que é a Chama, a Ordem Natural, o Todo. É a inteligência natural harmônica e essencial que nos sustenta no externo. KI significa energia vital, a energia que anima o corpo físico e o mantém, independente de sua consciência; ou seja, é energia propulsora da vida.
         Quando nosso campo energético está desequilibrado, dizemos estar em desarmonia com o universo.

Vantagens e benefícios do REIKI
       
Simples e Prático: a técnica do REIKI é considerada a mais simples e prática, com pouco tempo de estudo já é possível à iniciação para o tratamento terapêutico e de cura. Outras Terapias Holísticas passam meses ou até anos para estar devidamente habilitado a praticar a arte, já um iniciante de REIKI passa pouco tempo de estudo e descoberta da terapia e como manusear a energia já que vai fazer uso de uma força muito poderosa de cura, em um único dia de iniciação do nível 1 já é possível se aplicar e aplicar em outras pessoas, ou seja, já pode trabalhar a energia com sucesso. O treinamento não é demorado, e a beleza do REIKI esta justamente na sua simplicidade, não requer longo período de estudo nem uma grande capacidade intelectual, todas as pessoas podem se tornar um reikiano, ou receber tratamento, já que o REIKI não é um credo religioso nem filosofia de vida, um analfabeto poderá ser um excelente reikiano, a energia canalizada por um analfabeto não se difere em nada da energia canalizada por um doutor de medicina por exemplo. O REIKI está ao alcance de todos. Por fim REIKI é um presente de Deus a humanidade.

Tratamentos com REIKI

O REIKI atua na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Quando procuramos um dentista visamos sanar problemas físicos, na busca por um psicólogo o tratamento é emocional, um psiquiatra é pela cura mental, nos tratamentos espirituais buscamos dirigentes religiões. Quando usamos a energia REIKI estamos visando recuperar e manter a saúde; física, mental, emocional e espiritual. REIKI promove o bem estar, acalma, relaxa, alivia rapidamente dores físicas e acelera a cura, afrouxa traumas emocionais do presente e do passado, é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar todos os corpos, criando, para o ser, um estado de harmonia. A qualidade da saúde será elevada depois da iniciação do REIKI. Ao receber REIKI o corpo relaxa, a freqüência cardíaca atinge seu nível de repouso, bem como a freqüência respiratória. A terapia REIKI não substitui a medicina convencional, mas amplia os benefícios da mesma. Sessões de REIKI melhoram o sistema nervoso e principalmente o imunológico fazendo as pessoas, por exemplo, vencerem dores que a atormentam há anos. Bernailton dos Santos Nascimento

  









Vale à pena lembrar:
Quando se fala em Reiki, fala-se de uma energia poderosa, onde qualquer pessoa pode e deve associar o sentido desta simples e poderosa energia, ao que seus olhos verem e o seu coração sentir…



 Esta imagem foi o que de mais puro e belo que pude encontrar: a pureza de uma criança e a beleza de uma flor. Aqui beleza e pureza se encontram dando lugar ao que se pode chamar de união perfeita, o que acontece entre Rei e Ki…
Reiki
“Todas as informações aqui contidas são resultado de um trabalho feito para um melhor entendimento da terapia Reiki, por isso, seu conteúdo é fruto da experiência que me foi adquirida em um anos de prática. Para  todas as pessoas que querem ter um conhecimento a mais sobre esta terapia tão fascinante, paz e bem a todos!”                                       Nei da Costa Ripardo
“O esforço para levar bênçãos aos outros, resultara em bênçãos para si mesmo.” Ellen G. White
Reiki: corpo e mente em equilíbrio, a evolução humana.
Autor: Nei da Costa Ripardo